Talvez você já tenha ouvido falar deles, vision board (ou quadro de visão) é uma montagem feita com imagens que representam nossos objetivos, com o objetivo de nos motivar durante nossa jornada. Eles tornaram muito populares como uma ferramenta para atingir nossos sonhos e objetivos, então hoje eu gostaria de compartilhar um pouco sobre como eu uso e como eles me ajudam.

Porque fazer um vision board?
Existem vários motivos pelos quais um vision board pode ser útil, em particular gosto do processo de elaboração dos objetivos. Quando temos que escolher imagens que representem um objetivo nós temos que parar pra pensar o que é esse objetivo e como representá-lo, ou seja, nós temos que definir de forma clara e visualizar como seria esse objetivo para sermos capazes de encontrar uma representação adequada, o processo de construção dele nos ajuda a ter clareza do que realmente queremos.
Outro motivo importante é a capacidade de um vision board tem de nos ajudar a manter em mente nossos objetivos todos os dias. Ver uma imagem que representa nossos objetivos de forma acurada nos ajuda a manter o foco no que realmente queremos e saber todos os dias o porque estamos fazendo o que fazemos.
Ainda, um vision board serve de motivação constante para fazer o que é preciso. Ao mantermos em mente todos os dias nossos objetivos, mesmo as ações mais chatas ou que não gostamos do nosso dia a dia adquirem um propósito claro, o que nos leva a passar por elas com mais facilidade.
Essa é a chave para que ele seja útil de fato, ele deve ser capaz de nos motivar e trazer clareza sobre nossos objetivos para nossas vidas todos os dias, sempre que olhamos pra ele.
Como fazer um vision board?
Primeiro nós temos que definir os nossos objetivos, papel e caneta basta, o que interessa é ser capaz de definir um objetivo claro de forma específica para que fique fácil de encontrarmos imagens que o representem. Também não defina objetivos demais, acredito que até 10 é um bom número, porque assim não dispersamos nosso foco.
Também se preocupe em definir objetivos que seu cérebro consegue acreditar que sejam alcançáveis. Coisas que parecem distantes demais também vão parecem difíceis demais, o que pode causar desmotivação. Mas isso não significa que esses objetivos distantes não devam estar no vision board, podem estar desde que encontremos uma imagem que nos inspire a ir atrás deles, pois mantê-los em mente também pode ser motivador, um bom mix entre nossos objetivos grandes e nossos objetivos mais claramente alcançáveis é interessante.
Por exemplo, se o objetivo for emagrecer, defina quantos quilos você quer perder, se for ganhar dinheiro, defina o quanto ou como você quer. Não é necessário ser extremamente específico pois ao manter o objetivo em mente nosso cérebro fica procurando inconscientemente formas de fazer com que aconteça. Porém se for amplo demais corremos o risco de ficarmos perdidos.
Defina claramente o que quer e não o como vai acontecer, deixe a parte do como realizar para seu planejamento normal, aqui é o lugar de buscar apenas o que e buscar a motivação para fazer com que aconteça.
Uma vez definidos os objetivos passamos a procurar imagens que o representem, em geral procuramos na internet a partir de sites de imagens, um dos melhores lugares para isso é o Pinterest pois já nos permite organizar essas imagens em pastas, o que facilita pois podemos fazer uma pasta para nosso vision board e colocar todas as imagens lá.
Na hora de selecionar as imagens se atente a uma boa representação do seu objetivo, uma imagem que seja capaz de despertar alguma reação emocional, uma imagem que nos motive ou que seja capaz de nos fazer pensar “é isso que eu quero!”, porque não basta ter uma imagem aleatória que represente o que quer, queremos sentir todos os dias a motivação para chegar aos nossos objetivos.
Após selecionar as imagens, junte ela em algum editor de imagens em uma única página. O Canva é um ótimo editor online e é onde estou fazendo o meu esse ano. Disponha as imagens de forma que ache legal, depois o imprima e cole em algum lugar em que possa ver todos os dias, assim sempre manterá em mente para onde está indo e o que é importante.
Lembre-se, o vision board serve de forma a motivar e entender todos os dias nossos objetivos e propósitos, o porque fazemos o que fazemos, mas ainda precisaremos de planos sólidos e formas de executar no nosso dia a dia os objetivos que colocamos ali. O trabalho não termina ao terminar o vision board, ele começa com o vision board, começa estabelecendo a direção em que queremos ir.
Quando mudar seu vision board?
Seja como for, eventualmente você vai querer mudar seu vision board, seja porque já alcançou objetivos ou porque as imagens ali já não despertam emoções. Você também pode refazer todos os anos, muitas pessoas usam essa técnica de forma anual, fazendo todo início de ano.
Que tal? Nos conte nos comentários sua experiência com vision boards.